Postado 28 de setembro de 2021 em Dicas por GrandeAdega
Portugal é um país relativamente pequeno, mas com grande produção de vinhos. Uma das regiões de destaque é o Alentejo, confira!
Portugal é o país que mais consome vinhos no mundo (51,9 litros per capita/ano, segundo dados da Organização do Vinho e da Vinha, de 2020), número bastante elevado para um país que, além de excelente consumidor, é um relevante exportador. E podemos dizer que o Alentejo, região ao Sudeste do País, é o Novo Mundo dentro do Velho Mundo dos vinhos, ou seja, os vinhos do Alentejo são modernos, concentrados e frutados.
Aqui listamos 10 motivos que colocam essa Denominação de Origem Controlada (DOC) entre as mais admiradas do mundo dos vinhos e ainda sugerimos cinco rótulos alentejanos para você degustar toda a exuberância deste terroir.
Combinação das uvas Sauvignon Blanc, Verdelho e Viosinho, este branco apresenta acidez muito bem integrada com a fruta e final de boca muito saboroso.
Tal qual as Caravelas Santa Maria, Pinta e Niña, os distintos cavalheiros Danilo Gentili, Oscar Filho e Diogo Portugal são desbravadores, mas do Stand Up brasileiro. Por este motivo, estes ícones do humor nacional criaram este nobre vinho tinto composto pelas uvas Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira. Cabe a você, assim como Colombo, descobrir os aromas de frutas vermelhas maduras, como amoras e groselhas, e notas de baunilha, que se aplicam igualmente a cada um destes epopeicos humoristas.
Esse alentejano é um exemplar elegante elaborado a partir das uvas Aragonez, Trincadeira e Castelão. Apresenta aromas frutados e discreto vegetal. No paladar é seco, macio e frutado.
Macio, envolvente e muito fácil de agradar, este tinto apresenta aromas de frutas vermelhas, com notas vegetais. Na composição, as uvas Aragonez e Trincadeira. A safra 2019 recebeu medalha de ouro na Berliner Wine Trophy e foi considerada “Best Buy” na publicação Wine Enthusiast.