Postado 19 de outubro de 2022 em Você Sabia? por GrandeAdega
Mesmo entre entusiastas, existe uma confusão muito grande sobre a classificação dos espumantes, mas viemos para finalmente resolver esta questão. Confira!
“Venham rápido, irmãos! Estou bebendo estrelas!”. Reza a lenda que foi exatamente esta frase que o monge Dom Pérignon gritou ao provar um espumante pela primeira vez. Na verdade, “exatamente” não seria a palavra mais precisa, uma vez que ele, provavelmente, não falava português. De qualquer forma, o que importa para nós é o conteúdo em si, vez que esta simples sentença parece definir perfeitamente a sensação de degustar este tipo de vinho. Perceberam o que fizemos aqui? Indiretamente, já demos a resposta para a pergunta do título. Vamos entendê-la melhor?
O que diferencia um vinho “comum” de um espumante é, justamente, uma grande quantidade de dióxido de carbono que este apresenta, o que faz com que a perlage, as famosas bolhas, se manifeste. Muito confuso? Para tornar mais didático, temos que entender os componentes químicos de um vinho, que podem ser representados através da seguinte fórmula: açúcar + levedura = álcool + CO2 (dióxido de carbono).
Tradicionalmente, a presença de dióxido de carbono em excesso era considerada um defeito, até que os produtores entenderam como utilizá-lo corretamente, gerando esta sensação de borbulha. É interessante destacar que a maneira como ele é incorporado à bebida é o que define suas características.
Ah, uma curiosidade bem legal é pensar que esta confusão sobre os espumantes serem considerados vinhos ou não é exclusiva de alguns idiomas. Em inglês, por exemplo, a bebida é chamada de sparkling wine, vinho que espuma ou vinho borbulhante, em tradução livre.
Outra grande dúvida é sobre a diferença entre champanhe e espumante. Será que eles são a mesma coisa? Para responder, escrevemos um artigo especialmente sobre o tema. Depois das nossas dicas, dê uma passadinha por lá!
Como de costume, não podiam faltar nossas sugestões. Você quer sentir toda a complexidade que esta reverenciada bebida pode oferecer? Experimente na prática!
Um dos nossos últimos lançamentos, este espumante italiano apresenta aromas de frutas vermelhas frescas com notas florais. Em boca, é delicado, refrescante e saboroso.
Espumante francês de pequenas e delicadas bolhas. Seus aromas lembram frutas brancas e, em boca, é muito fresco e equilibrado.
Espumante argentino elaborado com as uvas Chenin Blanc e Chardonnay pelo método Charmat, apresenta perlage fina e persistente. Destacam-se os intensos aromas de frutas brancas e flores. Em boca, é fresco e frutado.
O Veuve du Vernay Ice combina com sol, praia ou piscina, com eventos descolados e elegantes. Sua espuma é generosa, com numerosas bolhas. Apresenta aroma cítrico, frutado, floral e fresco.
Elegante e equilibrado, este champanhe apresenta aromas de frutas amarelas com notas de limão. Em boca, sabores de frutas brancas maduras com notas de mel e tostadas, com longo potencial de guarda.
Um clássico, este champanhe apresenta aromas de flores e frutas brancas com notas cítricas. Em boca, é vibrante, fresco, com clássicas notas de brioches e final longo.
Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!