Postado 23 de setembro de 2021 em Dicas por GrandeAdega
Você sabe como escolher a taça correta para cada estilo de vinho? Listamos sugestões que podem facilitar o dia a dia.
A gente parte do princípio que cada pessoa degusta vinho como quiser, mas é inegável o charme de servir em uma bela taça, não é mesmo?
Aspectos como a altura, o tamanho e a formato da taça alteram a percepção dos aromas dos vinhos, já que são variáveis que podem interferir na forma como os elementos voláteis da bebida serão dissipados (lembrando: volátil é aquilo que pode se reduzir a gás ou a vapor, sob temperaturas e pressões normais).
O formato “tulipa” da taça é o responsável pela aeração do líquido no bojo, onde os vapores mais delicados são mais instáveis e espalham-se primeiramente no ar. Ao girar a taça para que o vinho entre em contato com o oxigênio aparecerão as chamadas “camadas aromáticas”. Por isso, para os espumantes, brancos e rosés aconselha-se as taças de borda estreita.
Por sinal, espumantes pedem taças com boca mais estreita para que os aromas permaneçam por mais tempo. Geralmente, utilizam-se as chamadas “flûte”, finas e longas. Porém, já há algum tempo há um movimento de críticos que gostam de indicar taças semelhantes às de vinho branco para a apreciação dos espumantes. Se você ficar na dúvida, teste com as duas!
As taças de boca larga são ideais vinhos tintos. Dentro dessa categoria, estão as padrão Bordeaux e Borgonha. As Bordeaux são um pouco mais alongadas; já as Borgonha são mais bojudas no centro e possuem a boca mais estreita.
As taças ISO (International Standards Organization) são utilizadas em degustações técnicas. Por conta do tamanho menor que o convencional – com a parte de baixo mais bojuda e a de cima mais fina – é mais fácil manuseá-las nas degustações. As ISO funcionam bem para a maioria dos tipos de vinho. Já a taça para fortificados é mais baixa, pois a quantidade de vinho servida geralmente é menor.
Outra característica importante das taças é o material, que varia entre vidro e cristal. As taças de cristal são mais delicadas e transparentes que as de vidro, que são mais resistentes, recomendadas para uso diário. Por serem mais transparentes, as de cristal permitem melhor visualização da bebida.