Postado 17 de outubro de 2022 em Você Sabia? por GrandeAdega
Presente em sucos, vinhos ou consumida in natura, a uva tinta é cientificamente conhecida por inúmeros benefícios, inclusive atuando na prevenção de doenças. Saiba mais!
Amanhã, 18/10, é comemorado o Dia do Médico, aquele profissional responsável por zelar pela nossa integridade e, ainda mais que isso, pela própria saúde humana. Com isso em mente, pensando em te ajudar a viver de forma mais saudável e, com isso, facilitar o trabalho destes verdadeiros heróis, trouxemos alguns benefícios que as uvas tintas podem oferecer. Confira:
É notória a presença de antioxidantes nas uvas, substâncias que podem ajudar ativamente o sistema cardiovascular. Conhecidos como flavonoides ou polifenóis, tais componentes atuam como anti-inflamatórios naturais, auxiliando positivamente na coagulação das plaquetas e na regulação da pressão arterial.
Porém, segundo artigo disponível na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, de autoria de Ali Sabra, Thomas Netticadan e Champa Wijekoon, “”.
Colaboradores do WebMD, portal internacionalmente reconhecido, apontam, em artigo revisado pelo Dr. Dan Brennan, que por mais que “”.
Vale alertar, porém, que o consumo, neste caso, é recomendado in natura, ainda existindo certa controvérsia sobre a aplicabilidade desta lógica para os vinhos.
Um estudo da Universidade da Califórnia, e liderado pelo Dr. Zhaoping Li, foi considerado revolucionário ao redefinir qual seria o papel das uvas tintas no intestino humano. Nesse sentido, o próprio pesquisador afirmou que ““.
Justamente pela alta presença de antioxidantes, acredita-se que as uvas possam atuar na prevenção de diversas doenças, incluindo alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. É o que aponta John Pezzuto em artigo da Universidade do Havaí: “”.
Legal, não é? Que tal colocá-las na sua dieta? Confira nossas indicações de vinhos da uva Tannat, considerada uma das variedades com maior concentração de taninos e, por consequência, antioxidantes.
Apresenta aroma de frutas escuras, com notas de chocolate e tostado. Em boca, possui excelente acidez com taninos bem estruturados e final equilibrado.
Apresenta aromas de frutas vermelhas maduras, defumado e tostado. Em boca, é seco, muito encorpado, com taninos finos e final longo.
Apresenta aromas de frutas vermelhas muito maduras. Em boca, é seco, possui boa acidez, corpo médio, taninos macios e final harmônico.
Apresenta aromas de frutas vermelhas, baunilha, chocolate com notas de café e tabaco. Em boca, é seco, possui boa acidez, é encorpado e com taninos bem estruturados.
Lembre-se que o consumo consciente é um fator decisivo para que os benefícios sejam observados!