Postado 7 de outubro de 2022 em Vinho e Cultura Pop por GrandeAdega
São inovadores e revolucionários? São, sim! Confira a seleção de filmes e vinhos que farão você questionar até a natureza da sua realidade.
Revolução: uma palavra, muitos significados. Em regra, podemos dizer que ela define uma transformação radical ou repentina, seja para bem ou para o mal. Justamente com este clima revolucionário, escolhemos filmes que redefiniram o conceito de Cinema e vinhos que trouxeram inovações à vitivinicultura que você precisa conhecer.
Tem como falar de revolução no mundo dos filmes sem falar de “Matrix”? É simplesmente impossível! Este grande clássico une ação e ficção científica em uma trama surreal que questiona até a existência e o mundo em que vivemos. Nele, acompanhamos a jornada de Thomas A. Anderson até se tornar Neo, seu verdadeiro “eu”.
Para acompanhar o filme e fugir do óbvio, indicamos o Sexy Fish Malbec, um vinho super conceitual e disruptivo da Bodega Norton. O slogan da linha é, inclusive, “para beber, você não precisa entender”, o que o torna uma opção perfeita para degustar enquanto assiste “Matrix”.
As uvas Malbec que originam este saboroso vinho são cultivadas em Agrelo, terroir de destaque de Luján de Cuyo, em Mendoza, destacando-se os aromas de cerejas e figos, com notas de especiarias. Em boca, é equilibrado, com ótima acidez e sedoso.
Se tem algo que “Parasita” faz é quebrar padrões. Dirigido por Bong Joon Ho, a obra sul-coreana foi a primeira a ganhar o Oscar de Melhor Filme, quebrando a hegemonia hollywoodiana e reafirmando ao mundo que existe cinema de qualidade para além dos EUA.
Em uma trama de tirar o fôlego, somos apresentados a duas famílias, os Kim e os Park, e às perigosas consequências de uma aproximação entre elas.
Para representar toda a modernidade e a sofisticação desta obra no mundo dos vinhos, a melhor opção é, sem dúvidas, o premiado Voga Pinot Grigio Delle Venezie DOC, rótulo que, além de equilibrado e saboroso, é inovador até no refinado formato cilíndrico de sua garrafa. Com aromas frutados que lembram maçãs (sem aromas de pêssegos, fiquem tranquilos), este vinho é a melhor opção para quem pretende assistir a este grande filme.
O que acontece quando pessoas comuns são levadas ao limite? “Relatos Selvagens” vem para responder a esta pergunta. O filme argentino segue um formato antológico, trazendo diferentes núcleos e histórias que deixarão qualquer um na ponta da cadeira. Premiado internacionalmente, a obra redefiniu o Cinema Argentino e é considerado uma das impactantes deste século.
Assim sendo, não poderíamos escolher outro vinho como acompanhamento senão o Gran Alambrado Cabernet Sauvignon, vinho do mesmo país reconhecido pela excelência e pela utilização de métodos inovadores em sua produção. As uvas de sua composição originam-se nos melhores terroirs do Vale do Uco, em Mendoza. Este tinto apresenta aromas de frutas vermelhas e negras maduras, com notas de especiarias como pimenta-do-reino, pimentões e ervas. Macio, fresco e equilibrado, com taninos maduros, resultantes dos 10 meses em barricas francesas.