Postado 27 de outubro de 2022 em Dicas, Você Sabia? por GrandeAdega
Os vinhos chilenos estão entre os mais procurados pelos brasileiros, mas você sabe o porquê de eles fazerem tanto sucesso? Nós te contamos!
Seja pelo preço acessível ou a fama que possuem, a verdade é que, ao lado da Argentina, o Chile tem alguns dos vinhos mais buscados pelo consumidor brasileiro. Isso é tão verdade que, quando pesquisamos rótulos fáceis de beber, os chilenos sempre aparecem em destaque. Quer entender melhor o que torna o país tão especial? Antes de mais nada, temos que analisar as características do terroir.
Geograficamente falando, o Chile apresenta uma incrível variedade de climas e biomas, contando com um dos desertos mais conhecidos do mundo, o Atacama, além da imponente Cordilheira dos Andes, gélida e de altas atitudes. Mas, afinal, os vinhos têm a ver com isso? Na verdade, foram essas barreiras naturais que impediram que a filoxera, ácaro que dizimou os vinhedos da Europa, acabasse se proliferando. Outro ponto relevante é que, apostando em técnicas modernas e sustentáveis, as videiras são irrigadas com a água do degelo dos Andes.
Os solos podem ser compostos por granito, xisto, ardósia, calcário, argila, areia, e, ainda, há solo vulcânico. Essa riqueza fez com vinhas europeias, principalmente as francesas, se desenvolvessem tão bem no país.
Tudo isso faz com que, hoje, mesmo tendo sido fortemente impactado pela pandemia, o Chile seja considerado o oitavo maior produtor mundial de vinhos, com 10,3 milhões de hectolitros, e o quarto maior exportador do mundo, com 8,5 milhões de hectolitros (dados da OIV, referentes a 2020).
Resumindo, nas palavras de Hugh Johnson e Jancis Robinson, “”.
Que tal aproveitar e experimentar alguns dos melhores vinhos chilenos do mercado? Confira nossa seleção especial:
Vinho branco elaborado com uvas Chardonnay colhidas no Vale Central. Fresco e frutado, há uma porcentagem do vinho que fermenta em carvalho francês para maior complexidade.
Um dos nossos vinhos mais vendidos, este rosé apresenta aromas de morangos e cerejas frescas e, em boca, é equilibrado e frutado.
Para quem gosta de vinhos suaves, esta é a escolha perfeita. O vinho apresenta aromas que lembram frutas vermelhas maduras, com notas de caramelo e geleia de pêssego. Em boca, é levemente adocicado e fácil de beber.
Do Vale Central, possui intensos aromas de amoras, com notas tostadas, de mel e de baunilha. Em boca, é saboroso, frutado, equilibrado e macio.
Um dos nossos últimos lançamentos do Chile, este tinto apresenta aromas de frutas vermelhas e pretas, framboesa e cereja. Em boca, notas de chá, frutas vermelhas e pretas, apresentando taninos muito macios.
Apresenta aroma de frutas escuras, notas de café e chocolate. Em boca, é seco, encorpado, boa acidez em harmonia com seus taninos redondos.
Vinho com aromas de frutas vermelhas maduras, ameixa e amora. Em boca, possui boa acidez, frescor e muita fruta. O final de boca é elegante, longo e com ótima persistência.
Premiado, o tinto do Vale de Casablanca apresenta aromas intensos e complexos de amoras maduras e toques de especiarias. Em boca, notas de pimentas negras, com um toque mineral e terroso, típico de Casablanca. Parte do vinho fermenta em barrica de carvalho francês, amadurecendo em carvalho francês por 16 meses.