Postado 28 de outubro de 2021 em Dicas por GrandeAdega
Listamos 7 vinhos que você precisa conhecer.
Preparamos uma lista deliciosa de rótulos para você abastecer a sua adega. O melhor: eles estão no Esquenta Black Friday, com preços especiais, na seleção de vinhos do mês. Aproveite!
A Bodega Santa Julia é uma das mais tradicionais e reconhecidas de Mendoza, Argentina. Este tinto da uva Bonarda, casta que se mostrou maravilhosa em terroir argentino, é macio e saboroso, com taninos aveludados e acidez refrescante. Apresenta aromas de frutas vermelhas maduras, especialmente cereja, e notas de baunilha.
A Ribera del Duero, onde este tinto é produzido, é uma das principais denominações da Espanha, de onde vem alguns dos mais reconhecidos vinhos do país. Elaborado com a uva Tempranillo, este rótulo amadurece por 8 meses em barricas de carvalho francês e americano seguido de 6 meses em garrafa antes da comercialização. Mostra-se complexo e de boa estrutura. Em boca, destacam-se as frutas vermelhas e o toque mineral que traduz o terroir.
Este espanhol premiado, da Denominação de Origem (DO) Valdepeñas, é elaborado com uvas Tempranillo cultivadas a 700 metros de altitude. Apresenta aromas frutados e de baunilha, canela e balsâmicos oriundos dos 12 meses em barricas de carvalho francês, americano e húngaro. Muito equilibrado, com taninos presentes, porém finos, e saboroso.
Moulin-à-Vent é considerado um dos principais crus de Beaujolais, na França, pela produção constantemente consistente. Este tinto elaborado com a uva Gamay passa 10 meses em contato com as leveduras para maior complexidade. Quando jovem, percebem-se aromas frutados e florais, dominado por cereja e violeta. Com o amadurecimento em garrafa aparecem notas complexas de especiarias, trufas e almíscar. Marcado por taninos finos e persistentes, é fresco, macio e mineral.
Vinho branco elaborado com a uva Sauvignon Blanc, em Bordeaux, na França. Apresenta aromas de frutas cítricas e em boca é equilibrado e fresco. Esta safra recebeu medalha de Prata no Concours Mondial des Fèminalise Paris 2019.
Este exemplar português, elaborado pelo renomado enólogo João Portugal Ramos, recebeu 95 pontos do crítico Robert Parker. As uvas que originam esse vinho, Aragonez e Syrah, são tratadas com técnicas sustentáveis no vinhedo e na adega, provêm de um único vinhedo, o que é sinônimo de qualidade. O processo de fermentação inclui a pisa a pé em lagares de mármore. O amadurecimento é de 12 meses em barricas de carvalho americano e francês. Apresenta aroma intenso dominado por frutos pretos maduros e especiarias, com notas de chocolate amargo. Em boca é volumoso, com acidez equilibrada, elegante e persistente.
Um clássico de Portugal, da Caves Messias. O lote deste vinho fortificado envelhece em madeira por, em média, 10 anos até ser engarrafado. Na composição as uvas Touriga Naional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinto Cão. Apresenta aromas que remetem à madeira e especiarias. Em boca é doce, encorpado e com final prolongado.